Existem alguns tipos de procedimentos médicos que causam arrepios nas pessoas só de ouvirem os nomes. A endoscopia é um desses exames que causa grande ansiedade, mesmo sabendo que ele é realizado de forma segura e corriqueira nos consultórios médicos.
Conhece esse exame? Sabe por que as pessoas têm tanto medo dele? Continue a leitura porque vou responder a essas e outras dúvidas que você possa ter.
O que é endoscopia?
Azia, má digestão, dores estomacais e refluxo são alguns dos sintomas desagradáveis que podem ser consequências de uma alimentação inadequada ou da presença de uma gastrite, úlcera ou até de um tumor. A endoscopia é o exame realizado para analisar a mucosa do esôfago, estômago e parte do intestino delgado, com o objetivo de encontrar a causa desses sintomas. Esse procedimento é realizado com bastante frequência e é um grande aliado da medicina diagnóstica. Por ser tão importante, esse exame é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).Como é o procedimento?
A primeira parte do procedimento consiste na aplicação de um sedativo intravenoso e de um anestésico local na garganta. Quando o paciente já apresenta sinais de que o sedativo fez efeito, o gastroenterologista coloca um protetor bucal no paciente e insere o endoscópio. Você sabe o que é um endoscópio? É um tubo cilíndrico que possui uma câmera acoplada na sua ponta. Então, esse tubo é inserido e processa imagens do revestimento do duodeno, esôfago e do estômago para a análise do médico. Caso seja preciso, o profissional de saúde também pode utilizar o endoscópio para fazer a retirada de uma amostra do tecido para biópsia. Como há a sedação, o paciente não sente dor e nenhum incômodo. O procedimento dura, em média, 30 minutos. Em caso de exames sem sedação endovenosa, o paciente também não sente dor, passando a ter a sensação de algo na garganta apenas. Por isso, muitos optam por fazer o exame mesmo sem a sedação.Para quem é indicada?
A endoscopia é realizada, principalmente, para detectar doenças do sistema digestivo. O exame é indicado para os casos de suspeitas das seguintes doenças:- Esofagite;
- Refluxo gastroesofágico;
- Doença celíaca;
- Gastrite;
- Tumores;
- Úlceras gástricas ou duodenais;
- Câncer de esôfago, de estômago e de duodeno.